Ulend

POLÍTICA DE PRIVACIDADE


POR FAVOR, LEIA ESTE DOCUMENTO COM ATENÇÃO, POIS O USO DO SITE POR VOCÊ DEMONSTRA A SUA CONCORDÂNCIA COM ESTES TERMOS.

AO CLICAR EM “LI E ACEITO OS TERMOS DESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE” ou semelhante, VOCÊ ESTARÁ EXPRESSAMENTE DECLARANDO QUE CONCORDA COM OS TERMOS DESSA POLÍTICA. Logo, sugerimos que esse documento seja lido com atenção, bem como suas eventuais atualizações, antes de tomar a decisão de prosseguir com o uso da Plataforma e dos seus Serviços. CASO VOCÊ NÃO CONCORDE COM AS POLÍTICAS A SEGUIR, NÃO SERÁ POSSÍVEL UTILIZAR OU ACESSAR OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELA PLATAFORMA.

A presente Política de Privacidade (“Política”) dispõe sobre o tratamento de informações pessoais, ou outras informações, tais como financeiras, profissionais, bancárias, fornecidas por usuários ao navegar, acessar e/ou utilizar nosso website www.ulend.com.br (“Plataforma”), de propriedade da ULEND GESTÃO FINANCEIRA LTDA (referida nessa Política como “Ulend”, “nós” ou “nossos”), inclusive na contratação de serviços fornecidos ou prestados em nome próprio e/ou na qualidade de correspondente bancário de instituições financeiras parcerias (“Serviços”).

Atualmente, a Plataforma oferece Serviços a investidores (pessoas físicas) e a tomadores de crédito (pessoas jurídicas) conforme detalhado nos Termos de Uso. Para fins desta Política, “usuário” será todo investidor e representante legal do tomador de crédito (no que for aplicável), que fornecer seus dados pessoais para utilizar os Serviços da Plataforma.

Entenda como a Ulend armazena, utiliza e protege suas informações pessoais quando o usuário navega e utiliza a Plataforma.

1. Estamos comprometidos com a sua privacidade e segurança.

  • 1.1. A Ulend protege os direitos de privacidade dos usuários que se cadastram ou que, de qualquer forma, navegam, acessam ou utilizam a Plataforma e/ou contratam Serviços por meio da Plataforma, nos termos da legislação aplicável e de acordo com o disposto nesta Política.
  • 1.2. A Ulend está comprometida com a segurança e a privacidade dos usuários da Plataforma durante todo o processo de navegação e contratação dos Serviços através da Plataforma. Por isso, as Informações dos usuários são mantidas no mais estrito sigilo, não sendo vendidas, trocadas ou divulgadas a quaisquer terceiros, salvo nas hipóteses expressamente estabelecidas nesta Política.
  • 1.3. Não coletamos ou conscientemente solicitamos informações de menores de 18 anos. Usuários menores de 18 anos não devem tentar se registrar para ter acesso aos Serviços ou nos enviar qualquer informação. Se tomarmos conhecimento de que coletamos informações de um indivíduo menor de 18 anos, cancelaremos a conta criada na Plataforma.
  • 1.4. SENDO UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO, NÓS COLETAMOS DIVERSOS TIPOS DE INFORMAÇÃO DOS USUÁRIOS DE NOSSA PLATAFORMA, COMO SERÁ EXPLICADO MAIS DETALHADAMENTE ABAIXO, E UTILIZAMOS ESSAS INFORMAÇÕES EM CONEXÃO COM OS NOSSOS SERVIÇOS, INCLUSIVE PARA, EM CONJUNTO COM AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARCEIRAS, REALIZAR A ANÁLISE DE CRÉDITO OU AVALIAÇÃO DE RISCO DE CRÉDITO PARA CONTRATAÇÃO E APROVAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO E OUTROS PRODUTOS FINANCEIROS OFERTADOS PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARCEIRAS, SOLICITADO POR MEIO DE NOSSA PLATAFORMA, BEM COMO FORNECER AOS USUÁRIOS OUTROS SERVIÇOS ASSOCIADOS AOS SERVIÇOS DA ULEND OU DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARCEIRAS. EM CERTAS HIPÓTESES, TAMBÉM PODEREMOS COMPARTILHAR ALGUMAS DE SUAS INFORMAÇÕES COM TERCEIROS, MAS TÃO SOMENTE NAS HIPÓTESES E FORMATO ABAIXO DESCRITOS.

2. Quais as informações coletadas quando um usuário visita e navega em nossa Plataforma?

  • 2.1. Mesmo que não esteja cadastrado, ao visitar e navegar na Plataforma, nós poderemos receber informações sobre o dispositivo (móvel ou computador), coletar endereços de IP (Internet Protocol), e outras informações que os Navegadores de internet normalmente tornam disponíveis, tais como as páginas visitadas, a duração da visita, caminhos de visualização do site, páginas visitadas em outros sites e o tipo de navegador, a fim otimizar as funcionalidades e fluxos da Plataforma, e a geolocalização para saber a região de origem e analisar tráfego de Plataforma através do IP.

3. O que nós coletamos quando um usuário se registra e utiliza nossa Plataforma e Serviços?

  • 3.1 Quando o usuário se registra e/ou acessa a Plataforma e utiliza os Serviços, poderemos coletar as seguintes “Informações” abaixo:
    • (i) Informações Pessoais: nome completo, RG, CPF, data de nascimento, local de nascimento, nome da mãe, nome do pai, nacionalidade, CEP, endereços residêncial e comercial completos, endereço de E-mail, números de telefone fixo e telefone celular;
    • (ii) Dados Pessoais de mídias sociais: informações cadastrais como nome, telefone, endereço e E-mail;
    • (iii) Informações de Localização: podemos receber informações de localização do dispositivo dos usuários no momento da visita à Plataforma, incluindo endereço de IP, sistema operacional e tipo de navegador utilizados;
    • (iv) Cópias de Documentos: podemos coletar, como parte do procedimento de cadastro na Plataforma, cópia de documentos tais como RG ou CNH, CPF e comprovante de residência;
    • (v) Dados financeiros pessoais e dados bancários: patrimônio, renda mensal, e dados bancários como Banco, agência e número de conta corrente. Se pessoa jurídica: faturamento dos últimos 36 meses, extrato bancário, contrato social e documentos opcionais (ex. apresentação institucional).
    • (vi) Dados na Plataforma: Cookies, Web beacons, Identificadores e Pixels.
  • 3.2. O usuário, ao aceitar os termos desta Política, concorda expressamente em fornecer apenas Informações verdadeiras, atuais e precisas e em não deturpar a sua identidade ou suas informações bancárias de qualquer forma no acesso e na utilização da Plataforma e/ou na utilização dos Serviços.

4. Onde são armazenadas as informações dos usuários da Plataforma?

  • 4.1. As Informações de usuários coletadas quando do acesso ou utilização da Plataforma e/ou da contratação dos Serviços serão armazenadas através da empresa terceirizada AWS. Os dados serão armazenados em formato que favoreça o exercício de direito de acesso. Ao acessar e utilizar a Plataforma e nos enviar seus dados pessoais, os usuários concordam com a transferência, armazenamento e processamento de suas Informações no formato exposto nesta Política. Nós tomamos todos os cuidados razoavelmente necessários para garantir que os seus dados sejam tratados de modo seguro e nos termos desta Política.

5. O que fazemos com as informações que coletamos?

  • 5.1 Nós apenas iremos coletar, armazenar, tratar, processar e/ou utilizar as suas Informações para as finalidades descritas nesta Política.
  • 5.2. Acesso e utilização da Plataforma: As Informações dos usuários da Plataforma serão utilizadas no formato disposto nesta Política, incluindo:
    • (i) cadastro e identificação dos usuários junto à Plataforma;
    • (ii) verificação da autenticidade das informações e dos documentos fornecidos, mediante decisões automatizadas.
    • (iii) medidas julgadas necessárias ou recomendáveis pela Ulend para a constante melhoria das funcionalidades da Plataforma e ações realizadas para a oferta dos Serviços por meio da Plataforma, bem como para melhor entender as necessidades dos usuários, o que pode incluir contatar os usuários com o objetivo de realizar pesquisas de mercado e satisfação, utilizar das informações fornecidas para customização da Plataforma, de acordo com os interesses de cada usuário;
    • (iv) notificação dos usuários a respeito de alterações na Plataforma e/ou nos Serviços, bem como o cumprimento das obrigações advindas da lei e assumidas no âmbito da contratação dos Serviços e/ou do acesso e utilização da Plataforma;
    • (v) reporte de operações, armazenamento de informações, dados, comunicações e outros relacionados ao acesso e utilização da Plataforma e contratação dos serviços, bem como o cumprimento de outras obrigações legais e regulatórias impostas à Plataforma em operações próprias e/ou na qualidade de correspondente bancário, bem como às instituições financeiras parceiras.
    • (vi) análise de crédito, a partir das Informações disponibilizadas pelo usuário, para fornecimento de Serviços que se enquadram ao perfil de crédito analisado;
    • (vii) cobrança dos usuários em decorrência dos Serviços contratados por meio da Plataforma, incluindo mediante o envio de mensagens de cobrança por e-mail, correio, mensagens de texto e/ou telefone.

6. Como nós compartilhamos os seus dados?

  • 6.1. Mediante a concordância expressa com os termos desta Política, o usuário concorda e consente também de forma expressa e inequívoca com a concessão de acesso e o compartilhamento de suas Informações com a Ulend, as Instituições Financeiras Parceiras, bem como com terceiros selecionados, conforme elencado abaixo, para que sejam obtidos os fins descritos nesta Política:
    • (i) Funcionários, consultores, agentes e/ou subcontratados da Plataforma, prestadores de serviços, no Brasil ou no exterior, da Ulend e/ou instituições financeiras parceiras;
    • (ii) Empresas terceirizadas: AWS (responsável pelo armazenamento dos dados), instituição financeira parceira e com o escritório de cobrança jurídica em caso de inadimplência.
    • (iii) Agências de informação comercial, agências de notação de riscos de crédito, agências de créditos, bureaus de crédito, o sistema de informações de crédito do Banco Central do Brasil (SCR) ou quaisquer agências similares que forneçam informações a respeito da capacidade e/ou histórico de crédito de potenciais usuários, elaborem perfis de crédito (incluindo, sem se limitar, Boa Vista, Serasa, entre outros) para fins de identificação dos usuários e verificação da autenticidade dos documentos e informações fornecidos (Know your costumer) e análise do risco de crédito dos usuários;
    • (iv) Autoridades governamentais e/ou cortes judiciais que possam nos obrigar a divulgar, por lei ou ordem judicial, a totalidade ou qualquer parte das informações; e
    • (v) Quaisquer outros terceiros para quem nós sejamos obrigados a compartilhar es informações devido a obrigações legais e regulatórias e/ou cuja divulgação das informações sejam necessárias ou recomendáveis para a devida, efetiva e eficiente operação da plataforma e suas funcionalidades, bem como para a oferta dos serviços próprios e/ou das instituições financeiras parceiras.
  • 6.2. Também poderemos compartilhar suas Informações com terceiros que nos auxiliarão a detectar, impedir ou lidar de alguma forma com fraudes, problemas técnicos ou de segurança tão somente para essas finalidades.

7. Entenda os mecanismos que disponibilizamos para proteger seus direitos.

  • 7.1. Nos limites da legislação aplicável, você tem uma ampla gama de direitos e garantias em relação aos seus dados pessoais. Nós disponibilizamos mecanismos, detalhados abaixo, para que nossos usuários tenham clareza e transparência no exercício de seus direitos. Sempre que necessário, nossa equipe estará pronta para atender sua solicitação. Confirme e acesse suas informações: Qualquer usuário poderá requisitar detalhes das Informações guardadas por nós. Se um usuário quiser uma cópia das informações que temos a seu respeito, por favor envie um e-mail para contato@ulend.com.br . Altere de suas informações: Caso queira alterar suas Informações ou se tiver qualquer motivo para acreditar ou suspeitar que qualquer informação que temos a seu respeito está errada ou incompleta, pedimos que, por favor, entre em contato com nossa central de atendimento ou escreva um e-mail o quanto antes para nossa equipe no endereço: contato@ulend.com.br .
  • 7.2. Corrija suas informações: se você tiver qualquer motivo para suspeitar que qualquer informação que temos a seu respeito está desatualizada, errada ou incompleta, entre em contato conosco através dos mecanismos disponibilizados em nossa Plataforma ou escreva um e-mail para nossa equipe no endereço: contato@ulend.com.br .
  • 7.3. Caso queira, revogue consentimentos, elimine, bloqueie ou peça a anonimização de seus dados: você poderá revogar consentimentos específicos, solicitar a exclusão de dados ou desativar a sua conta a qualquer momento, bem como revogar seu consentimento. A desativação da conta implica da exclusão de todos os dados pessoais não anonimizados. Caso você solicite a eliminação dos dados pessoais constantes da Plataforma, a Ulend terá o direito de manter os seus dados armazenados para fins de defesa judicial, arbitral ou administrativa, bem como para cumprimento de obrigações legais e regulatórias. Além disso, a Ulend poderá manter os seus dados anonimizados para análise de dados e desenvolvimento de produtos, desde que sem a sua identificação. Caso você deseje ter seus dados excluídos do sistema de terceiros, ainda que nossos parceiros, você deverá entrar em contato diretamente com tais terceiros.
  • 7.4. Entenda com quem seus dados são compartilhados: você poderá solicitar informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais a Plataforma compartilhou dados, através dos mecanismos indicados na própria Plataforma, podendo a Plataforma compartilhar tais informações na medida do que não violar segredos de negócio e deveres de sigilo.

8. Como utilizamos cookies, pixels e outros?

  • 8.1. Proteção da Ulend: Nós nos reservamos no direito de acessar, ler, preservar e divulgar qualquer informação que acreditemos ser necessária para cumprir ou aplicar com a lei ou ordem judicial na medida requerida pela legislação e regulamentação aplicáveis, a presente Política e quaisquer outros contratos, ou termos com os quais os usuários concordaram, bem como proteger os direitos, propriedade ou segurança da Ulend, da Plataforma, das Instituições Financeiras Parcerias e seus respectivos funcionários, prestadores de serviço, usuários, clientes e outros.
  • 8.2. Cookies: Cookie é um pequeno arquivo adicionado ao dispositivo ou computador do usuário para fornecer uma experiência personalizada de acesso à Plataforma. Os cookies ajudam a analisar o tráfico de internet ou nos permite saber quando o usuário visitou um site específico. Um cookie não dá acesso a um computador ou revela informações além dos dados que o usuário escolhe compartilhar conosco.
  • 8.2.1. O navegador do usuário pode oferecer a opção de desabilitar cookies. Caso um usuário opte por desabilitar cookies quando da tentativa de acesso e/ou utilização da Plataforma, o usuário não conseguirá acessar e/ou utilizar a Plataforma e, portanto, contratar os Serviços ofertados pela Plataforma.
  • 8.4. Pixels: Pixels são partes do código JavaScript instalados em websites ou no corpo de um e-mail, com a finalidade de rastrear atividades dos usuários, permitindo a identificação dos seus padrões de acesso e otimizando o direcionamento de marketing.
  • 8.5. Web beacon: O Web beacon é uma técnica que permite mapear quem está visitando uma determinada página da web, identificando o comportamento do usuário com diferentes sites ou servidores da web.

9. Segurança da Internet

  • 9.1. A conta de usuário na Plataforma é protegida por uma senha pessoal e intrasferível, a qual existe para privacidade e segurança dos usuários. O usuário deverá prevenir o acesso não autorizado à sua conta e às suas Informações através da seleção e proteção adequada da sua senha, e da limitação do acesso ao seu computador ou dispositivo e navegador, cabendo ao usuário desconectar-se da Plataforma após terminar de acessar a sua conta e utilizar a Plataforma.
  • 9.2. A senha de acesso à conta de usuário na Plataforma é armazenada nos nossos bancos de dados utilizando as mais modernas formas de criptografia e, para garantir a sua segurança, ninguém tem acesso a tais bancos de dados. Isso significa que A ULEND NUNCA SOLICITARÁ SENHA DE ACESSO À CONTA DE USUÁRIO NA PLATAFORMA ULEND POR E-MAIL OU TELEFONE.
  • 9.3. Se um usuário tiver qualquer motivo para acreditar ou suspeitar que qualquer terceiro teve acesso à sua senha de acesso à conta de usuário, pedimos que, por favor, entre em contato com nossa central de atendimento. A equipe Ulend estará pronta para atender sua solicitação e iniciar as medidas de segurança e verificação necessárias para bloqueio da senha existente e emissão de uma nova senha.
  • 9.4. Nós nos esforçaremos para proteger a privacidade da conta de nossos usuários e outras Informações que guardarmos em nossos registros, contudo, nós não podemos garantir a mais completa segurança de nossos usuários. O acesso ou uso não autorizado, a falha do hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança das informações do usuário a qualquer tempo.
  • 9.5. NESSE SENTIDO, A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES PELA INTERNET NÃO É COMPLETAMENTE SEGURA POR DIVERSOS FATORES, INCLUINDO FATORES DE REDE E DE OPERAÇÃO, E A ULEND NÃO TEM COMO GARANTIR A COMPLETA SEGURANÇA DOS DADOS TRANSMITIDOS PELOS USUÁRIOS À PLATAFORMA ULEND. APESAR DE FAZERMOS O NOSSO MELHOR PARA PROTEGER AS INFORMAÇÕES DOS USUÁRIOS, NÓS NÃO PODEMOS GARANTIR A SEGURANÇA DOS DADOS TRANSMITIDOS AO NOSSO SITE. QUALQUER TRANSMISSÃO É DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS, OS QUAIS, AO CONCORDAR COM A PRESENTE POLÍTICA RECONHECEM E ASSUMEM EXPRESSAMENTE TAL RESPONSABILIDADE.
  • 9.6. Uma vez recebidas Informações dos usuários pela Plataforma, nós nos comprometemos a assegurar que tais estarão seguras no ambiente da Plataforma. Para prevenir o acesso ou divulgação não autorizada das Informações de usuários, nós implementamos procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para assegurar e proteger as informações que coletamos.

10. Nossas bases legais para uso de informações

  • 10.1. Nossa base jurídica para o processamento de dados pessoais, além do consentimento aqui indicado, também poderá incluir a necessidade de coleta de dados pessoais para cumprimento de eventual contrato entre você e a Plataforma, para cumprimento de obrigações legais; com base em nossos interesses legítimos (na extensão permitida por lei) e para proteção ao crédito e à fraude.

11. Alterações a essa Política

  • 11.1. A Ulend se reserva no direito de alterar a presente Política a qualquer tempo. Em caso de alterações à Política, a Ulend se compromete a informar os usuários da Plataforma acerca de tais alterações por meio de aviso em nosso website. Para as alterações relevantes, a Ulend obterá novo consentimento do usuário sempre que assim a lei exigir.
  • 11.2. Caso não concordem com a nova Política, o usuário da Plataforma poderá rejeitá-la, no entanto, o usuário não poderá utilizar dos Serviços da Plataforma que exigem seu cadastro além dos já contratados, via Plataforma, que já estiverem em vigor. No caso de rejeição da nova versão da Política, serão aplicáveis as disposições da Política anteriormente aceita pelo usuário até o final da contratação do serviço em vigência via Plataforma.

12. Fale Conosco

  • Se você tiver alguma dúvida ou reclamação relacionada a esta Política de Privacidade, entre em contato conosco por meio do e-mail contato@ulend.com.br ou via mecanismos indicados na Plataforma.

São Paulo, 01 de Março de 2019